Pular para o conteúdo principal

Amar é...

Mulher feliz lava a louça. Ou cozinha com gosto. Certeza absoluta!

Por mais de um mês, na casa em que eu morava, em Pender Island, viviam somente seres do sexo masculino: dois caras muçulmanos no andar de baixo; eu e mais dois no andar de cima, felizmente num espaço com três quartos. Cada parte da casa tinha sua cozinha. No primeiro andar, um brinco; no outro, uma tragédia.

Lá pros idos de maio, cada um dos moradores da parte de cima da casa tinha uma namorada ou alguém em situação equivalente. O primeiro a convidar a parceira para pernoitar foi, digamos, o cidadão número 1. Pela manhã, ao sair pra trabalhar, um dos moradores da casa viu a namorada1 procurando algo na cozinha - mas não foi isso o que chamou sua atenção. Sim, senhoras e senhores, tudo estava limpo, faltava apenas guardar uns talheres.

Passaram-se alguns dias e foi a vez do cidadão número 2 ter uma convidada. Batata! Quando voltei do trabalho a louça estava novamente perfeita, enquanto a moça terminava de ler uma revista no sofá. "Não tinha nada pra fazer, então dei um jeito na cozinha", disse a fofucha ao ver minha cara de espanto e felicidade.

O cidadão número 3 tinha uma rotatividade maior de convidadas - posso dizer somente que, infelizmente, não era eu o sortudo. Na primeira vez em que vi o rapaz trazer uma delas à nossa casa, a tese da louça limpa já havia sido lançada. "É sinônimo de satisfação plena", disse um. "É necessidade de retribuir a ótima noite", disse outro. E tome cerveja e brindes à felicidade feminina, sem qualquer vergonha de encarnarmos a figura "del macho".

Pois bem. Veio a número 3... e nada de a louça ser limpa. A tese estava errada? Ou o camarada do quarto ao lado não estava se dedicando como deveria? A resposta demorou alguns dias (e noites, claro), mas não poderia vir de forma melhor: feliz, sorridente e dona de dotes culinários acima da média, a moça armou um jantar que entrou para a história daquela casa.

Mas desta vez a louça sobrou pra mim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura