Pular para o conteúdo principal

Pelé, Roberto Carlos e Chico Anysio no mesmo palco

Sim, isso já aconteceu. O ano: 1972. A ocasião: o programa de maior destaque na TV brasileira naqueles idos: o de Flávio Cavalcanti.

O relato desse momento inusitado está em um livro estranho: “Um instante, maestro!”, de Léa Penteado. “Estranho” porque não se trata de uma biografia pura e simplesmente ruim, mas sim de um texto elaborado por alguém que vê no antigo apresentador uma espécie de pai sem qualquer defeito; uma autora que, por ter sido tão próxima de seu personagem, se mostra incapaz de manter o distanciamento mínimo para escrever sobre um nome fundamental da história da TV no Brasil.

Segundo a autora, que foi por mais de uma década secretária particular do apresentador, Pelé, Roberto Carlos e Chico Anysio eram as personalidades mais importantes do Brasil em 1972. Em maio daquele ano, numa espécie de sofá da Hebe, os três foram convidados a passar por uma situação inusitada, cujo registro em vídeo infelizmente se perdeu.

Segundo a autora, no “encontro criativo” Pelé cantou, Roberto Carlos contou piadas e Chico Anysio fez algumas embaixadinhas. A cena se tornou capa de algumas revistas e chegou a cravar 72 pontos de audiência no Ibope.

Memória traíra e surpreendente

Flávio Cavalcanti alcançou grande popularidade nos anos 60, mas sua figura me remete a uma de minhas primeiras memórias televisivas, ainda em preto-e-branco, no começo dos anos 80. Ao ler o livro, percebi, mais uma vez, que recordações infantis estão longe de ser confiáveis. Eu tinha certeza absoluta de que o apresentador havia morrido durante um de seus programas ao vivo. Na verdade ele passou mal diante das câmeras, precisou ser substituído por um de seus jurados (Wagner Montes!) e veio a morrer alguns dias depois, em decorrência de problemas cardíacos.

Mais curioso ainda é ver como certas leituras batem fundo em nossa memória. O último capítulo do livro destaca uma atitude bacana de Silvio Santos (último patrão de Flávio Cavalcanti), que simplesmente tirou do ar toda a programação do canal por 24 horas (27/05/86), em respeito ao funcionário que acabara de falecer. Aquele foi um dia em que, por algum razão, não pude sair de casa. Devo ter recorrido à TV para me entreter e foi aí que a imagem da tela do SBT, toda escura e apenas com uma faixa transversal, se fixou de maneira muito nítida em minha retina, provavelmente pelo seu ineditismo. Era como se Fausto Silva batesse as botas repentinamente, com uma diferença básica: ao invés de ligar a televisão, talvez um guri de seis anos, hoje em dia, se refugiasse no laptop do pai, em busca de um antídoto à monotonia de um dia triste.

Comentários

Unknown disse…
Eu me lembro desse dia; O rei contou uma piada sem pé e cabeça;Foi uma comédia; ele divagava sobre a piada e não sabia como termina-la
Unknown disse…
E eu me lembro da piada... sem graça.

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura