Pular para o conteúdo principal

Wagner Moura, Legião Urbana e um bocado de inveja


O cara é politizado, ganha suspiros do mulherio por onde passa, protagonizou o filme de maior bilheteria da história do cinema nacional (cuja atuação gerou um debate importantíssimo sobre segurança pública no país), encarou interpretar “Hamlet” no teatro, é um dos símbolos da nova dramaturgia brasileira e, entre otras cositas más, alcançou um patamar que lhe permite escolher quais trabalhos quer colocar em prática e o que é descartável para sua carreira.


Por conta de tais atributos, Wagner Moura se tornou um sujeito de admiração quase unânime no Brasil. Essa imagem só veio a ser arranhada recentemente, quando houve o anúncio de que ele encararia subir aos palcos como cantor para um tributo à Legião Urbana, ao lado dos parceiros de Renato Russo na banda.

Fãs da Legião colocaram todos os pés atrás possíveis. Renato Russo, para os admiradores mais xiitas da banda, é quase um messias, alguém insubstituível. Sendo assim, Capitão Nascimento algum teria envergadura moral para assumir o microfone à frente de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

Pura inveja. O fã da Legião, em geral, é um sujeito que sabe de cor as letras das músicas e está sempre disposto a soltar sua voz em qualquer rodinha de violão ou karaokê – de preferência em imitações quase sempre desastrosas do finado vocalista. Falo com a consciência tranquila e certo conhecimento de causa, embora provavelmente já não seja mais capaz de cantarolar os 159 versos de “Faroeste Caboclo”. Apesar disso, se estivesse no lugar de Wagner Moura, não hesitaria nem por um segundo em fazer uma homenagem dessa natureza.

Apresentação honesta

No total, 25 músicas fizeram parte do tributo. Quase 16 anos após a morte de Renato Russo, Bonfá e Dado seguem como músicos apenas bacaninhas, muito abaixo de contemporâneos como Charles Gavin, Bi Ribeiro, João Barone ou Edgard Scandurra. Wagner Moura teve um desempenho honesto, com uma presença de palco bastante segura (demorou umas três músicas para se soltar), respeitando os limites de sua voz e com toda pinta de que estava se divertindo absurdamente. Mais importante: demonstrou um respeito profundo à obra da Legião e não escondeu que estava ali para reverenciar uma banda importantíssima durante grande parte de sua vida (exatamente da mesma forma que qualquer fã adoraria fazer).

Quem montou a lista do show também mandou bem, pela preocupação de selecionar ao menos uma canção de cada disco (não ficou de fora nem mesmo “Uma outra estação", lançado após a morte de Renato Russo). Em “Andrea Doria”, “Daniel na cova dos leões”, “Há tempos”, “Perfeição” e “Sereníssima” Wagner Moura mandou especialmente bem.

Ao final, manteve-se a expectativa criada anteriormente ao show pelos fãs mais sensatos: um sujeito de cabeça boa, inteligente e sem a necessidade de tentar se passar por bom cantor não subiria ao palco se fosse proporcionar um vexame grotesco. Ponto para o Capitão Nascimento!

A lista de músicas escolhida (com seus respectivos discos) foi a seguinte:

- Tempo perdido - DOIS
- Fábrica - DOIS
- Daniel na cova dos leões - DOIS
- Andrea Doria - DOIS
- Quase sem querer – DOIS
- Eu sei – QUE PAÍS É ESTE?
- Quando o sol bater na janela do teu quarto – QUATRO ESTAÇÕES
- A Via Láctea – A TEMPESTADE
- Esperando por mim - A TEMPESTADE
- Índios – DOIS
- Monte Castelo – QUATRO ESTAÇÕES
- O teatro dos vampiros – V
- Geração Coca Cola – LEGIÃO URBANA
- Ainda é cedo – LEGIÃO URBANA
- Baader-Meinhof Blues – LEGIÃO URBANA
- Sereníssima – V
- Se fiquei esperando meu amor passar – QUATRO ESTAÇÕES
- Há tempos – QUATRO ESTAÇÕES
- 1965-Duas Tribos – QUATRO ESTAÇÕES
- Perfeição – O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
- Teorema – LEGIÃO URBANA
- Antes das seis – UMA OUTRA ESTAÇÃO
- Giz – O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
- Pais e filhos – QUATRO ESTAÇÕES
- Será – LEGIÃO URBANA

URBANA LEGIO OMNIA VINCIT

Comentários

.::FLY BOY::. disse…
Concordo! Representou e muito bem os fãs! Apesar de que não era possível ouvir muito bem, pois a pláteia não parou de cantar. De qualquer forma, atendeu a expectativas: foi uma noite marcante.

Uma correção, a música do Uma Outra Estação se chama "Antes das Seis". Set completo: http://www.setlist.fm/setlist/legiao-urbana/2012/espaco-das-americas-sao-paulo-brazil-2bdfecfa.html
F. Damasceno disse…
Cara, tem razão. Já fiz a alteração. Obrigado pelo toque e pelo elogio. Abraço!
.::FLY BOY::. disse…
O pior são portais de outras emissoras, metendo o pau... principlamente o portal da Globo, como se o tributo que eles fizeram alguns anos atrás (Renato Russo Uma Celebração) fosse excelente.
A mídia precisa ter mais respeito pelos nossos artistas e também pelos fãs... eu não fui no show pra reparar na voz do Wagner, ou na afinação fa guitarra do Dado... fui proque sou um legionário e queria ver meus ídolos no palco novamente e cantar junto com uma multidão de legionários!
Simone disse…
Cansei de ver tanta gente criticando em outros sites, o show foi lindo, emocionante.
Anônimo disse…
Acho que não teria sido muito dificil encontrar alguem no Brasil capaz de cantar melhor que o Wagner. Para alguem que não é profissional, o cara se saiu bem, mas acho que o tributo merecia alguem melhor. Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura