Pular para o conteúdo principal

Um livro junto do Bolsa-família

Proseando dia desses com o camarada Toni, falávamos sobre a importância de sempre ter à disposição alguns livros. Por mais que o sujeito não tenha o hábito de ler, uma hora ele vai querer algo diferente de televisão e internet... aí, quem sabe, o livro pode aparecer, como quem não quer nada, e passar a fazer parte da vida do pobre rapaz ou da ingênua mocinha.

Prova disso (e de como há demanda por leitura) é um texto do Xico Sá publicado no Nominimo. Aí vai a cópia descarada dele, por uma boa causa:

Embarque na Leitura

Com três bibliotecas -estações Paraíso, Tatuapé e da Luz-, o programa Embarque na Leitura, uma iniciativa do Metrô de SP com gerenciamento do Instituto Brasil Leitor, conta com 15 mil passageiros filiados e uma retirada diária, por empréstimo, de 200 livros em média.

Para aproveitar o serviço basta se cadastrar em uma das estações, com um documento (RG ou CPF) e uma foto 3×4. São dez mil títulos, de best-sellers aos clássicos, nas prateleiras. O amigo pode ficar com o livro por um período de dez dias, prazo renovável, afinal de contas, se for, por exemplo um Guerra & Paz, do russo León Tolstói, por mais que você cruze a cidade da Barra Funda a Itaquera, ainda carecerá de um tempo extra para lê-lo a valer.

Tem de tudo no Embarque na Leitura. Dos livros básicos exigidos na escola, como Machado de Assis e José de Alencar, a ensaios de história contemporânea, caso do Edward Said, entre outros. Se o caro leitor é chegado em um Paulo Coelho, na boa, sem preconceito, pode pegar também, embora seja um desperdício de tempo, mesmo o tempo parado do trânsito de São Paulo, não acha? [Discordâncias para a porta restante dos comentários abaixo!].

Sandra Novaes, 35, usuária do programa de leitura do metrô paulistano desde o início do serviço, em 2004, encontra nos poetas o conforto para segurar a onda na correria de SP. “Pego um Manuel Bandeira e o mundo que se dane”, diz a secretária de um banco na avenida Paulista. “Antes estava na fase Drummond, peguei todos, agora estou de ´belo belo que te quero´”, recita a linda bandeiriana, me deixando em apuros em plena estação Consolação.

O gerente Antonio Lins, 29, vai de auto-ajuda mesmo, sem drama. “Ah, quero uma leitura que me ajude a crescer, né?”, ele tenta uma explicação possível. “O último que peguei acho que foi aquele dos gansos, como é mesmo?” Refere-se ao precioso volume “O que podemos aprender com os gansos”, de Alexandre Rangel, você já leu, amigo passageiro?

Wagner Santos, 39, é funcionário terceirizado da companhia do Metrô, e esnoba: “Meu negócio é Ítalo Calvino”. A amiga dele, Maristela Soares Ponciano, 44, acaba de pegar O Alienista, de Machado, para um trabalho do filho na escola. “É sobre o que mesmo esse livro?”, ela pergunta. “Sobre um maluco que não é maluco”, solta Wagner, na mosca.

Nada melhor para agüentar a Stressolândia -que dia o de ontem, amigos, com direito a pane nas estações e um mundo revirado!- do que essa viagem literária do nosso metropolitano. Bom final de semana a todos.

Longe de mim querer fazer propaganda tucana por aqui, mas é uma iniciativa muito boa, e que remete ao papo que tive com o Toni. Durante o almoço, brincamos que toda cesta básica distribuída pelo governo deveria vir acompanhada de um livro. Melhor ainda: se cada uma das 11 milhões de casas que recebem o Bolsa-família fossem agraciadas com um Machado num mês, um livro de poesias no outro, um Jorge Amado depois, o resultado a longo prazo seria assustador, de tão bom.

Em tempo: o Xico Sá sempre escreve coisas bem boas no Nominimo. Vale a visita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura