Pular para o conteúdo principal

Leituras, cochilos e espiadas

Ah, os ônibus. Sacolejantes, apertados, desconfortáveis, mas —já reparou? — também fonte inesgotável de comportamentos do cotidiano. E o que é bem legal já destaco de cara: as pessoas têm lido mais do que há alguns anos. Sim, é verdade! Ontem resolvi dar uma espiada nisso com mais cuidado.

O ônibus estava mais vazio do que o normal no caminho do trabalho para casa. Em pé e com os olhos meio cansados, me pus a observar as pessoas. Acreditem: apenas entre os que estavam sentados na parte traseira do veículo (depois da catraca), havia seis indivíduos lendo algo.

Supondo que caibam umas 30 pessoas sentadas nessa parte do ônibus... são respeitáveis 20% do total! Resolvi esticar o pescoço e ver o que liam. Um senhor lia a "Veja". Uma moça com cara de vestibulanda lia "A Cidade e as Serras". A senhora mais velha entre as leitoras tinha algo de literatura espírita em mãos (supus pelo sobrenome Gasparetto na capa) e a seu lado viajava um bigodudo com um livro em inglês, cheio de fotos da Inglaterra. Uma moça mais ou menos na casa dos 30 anos lia uma revista em quadrinhos (de longe pareceu essa linha nova da Turma da Mônica, com os personagens adolescentes). A outra moça com livro nas mãos desceu logo e não pude ver sua capa.

O outro artefato cultural (ou não) que chama a atenção ultimamente nos ônibus é a proliferação de fones de ouvido em inúmeras cabeças. Predominam os pequenos, que ficam enfiados nas orelhas — quando aparece algum daqueles à la DJ, bem grandões, normalmente pertence a sujeitos cheios de marra, meio esquisitões. Vez por outra aparece também algum sem-noção (cobradores inclusive) com radinhos de pilha tradicionais, daqueles que todos ao redor compartilham o som. Invariavelmente tocam pagode ou sertanejo.

Pelo que se vê nos ônibus é possível deduzir também que o paulistano, em sua maioria, é um indivíduo que dorme mal pra caramba — ou então é um sujeito que dorme fácil. Mais da metade do ônibus de ontem dormia — alguns com fones nos ouvidos. Na rua, fazia 29º e vinham buzinas por todos os lados. O motorista freava bruscamente a todo instante. A claridade era insuportável sem óculos escuros. Mas mesmo assim ao menos uns 15 passageiros cochilavam gostoso, alguns de boca aberta, outros com a fisionomia desconfiada e impaciente.

O trânsito de repente ficou bem ruim, perto do cruzamento da Rebouças com a Faria Lima, e, mesmo estando de pé, resolvi sacar um livro da mochila. Percebi então que fora os que dormiam, ouviam música ou liam algo, sobraram poucos passageiros. Passageiros esses que simplesmente pensavam na vida, viam a cidade passar pela janela, se distraíam sem colocar os olhos por muito tempo em nenhum ponto específico. Nenhum deles era jovem. Nenhum deles conversava entre si, mesmo nos bancos reservados aos idosos.

Comentários

Anônimo disse…
Boa! Gostei muito de ler isso...

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura