Pular para o conteúdo principal

O Túmulo dos Kennedys está vazio?

Reproduzo abaixo texto do blog do meu camarada Ygor Moretti, o Moviemento, listado aqui à esquerda. Dead Kennedys, em especial o disco ao qual o post se refere, merece sempre ser lembrado.

Segue abaixo:

O Túmulo dos Kennedys está vazio?

Começo dos anos 90, um adolescente com um disco de vinil branco nas mãos, dentro um encarte de quase 1 metro de comprimento repleto de fotos e imagens assustadoras de guerras, massacres, explosões e aberrações. Este é o mundo segundo a visão dos Dead Kennedys, uma banda norte americana de punk criada na década de 80. Aquelas eram imagens e informações a parte do que se tinha acesso, tempos de telefonia limitada, transmissão de informações lenta e restrita.

Golpes militares por todo o planeta iam chegando ao fim, algumas décadas atrás as vanguardas chegavam ao fim. Tinham sido derrotadas, fracassadas ou chegaram ao “fim” porque tinham cumprido o seu papel? Contudo, fica no ar uma hipótese, uma idéia ainda oblíqua de liberdade, e justamente nesse cenário é que surge grito punk contra a hipocrisia das instituições sociais e governamentais.

Como se a voz dos Kennedys assassinados, voltasse para denunciar os segredos e as verdadeiras intenções do governo norte americano. No maior sucesso da banda Califórnia Uber alles os Dead Kennedys ironizam:

I am governor Jerry Brown
My aura smiles and never frowns
Soon I will be president
Carter power will soon go away
I will be Führer one day
I will command all of you
Your kids will meditate in school
Your kids will meditate in school

California über alles
California über alles
Über alles California
Über alles California

Eu sou o governador Jerry Brown
Minha aura sorri e nunca faz caretas
Logo eu serei presidente
O poder de Carter logo se acabará
Eu serei o comandante um dia
Irei comandar todos vocês
Suas crianças irão meditar na escola
Suas crianças irão meditar na escola.

Unindo a música punk inglesa com o hardcore americano, letras chocantes e um humor ácido o Dead Kennedys foram uma importante voz da militânciapunk durante os anos 80. Defendiam-se e tratavam de deixar claro a diferença entre eles e outros grupos como em “Nazi Punks Fuck Off” ou escandalizam com “Kill The Poor”;

Efficiency and progress is ours once more
Now that we have the neutron bomb
It's nice and quick and clean and gets things done
At last we have more room to play
All systems go to kill the poor tonight
Gonna
Kill Kill Kill Kill
Kill the poor...tonigh

A frente de 78 a 1986 o vocalista Jello Biafra mantinha uma presença marcante, intensa, Jello defendia seus ideias anarquistas, chegou a se candidatar a prefeitura de São Francisco ficando em 4 lugar na eleição.

Décadas à frente desse cenário que por brigas internas, processos e outros motivos causaram a separação e outras formatações da banda que segue na ativa. Contudo seria um paradoxo afirmar que o Dead Kennedys perdeu força na mídia, vendas etc, já que a cena Punk segue inerente a nossa história, ainda que marginalizada em dias que não faltam motivos para protestos.

Comentários

Pô, sou fã dos Dead Kennedys, tenho até aquele álbum de vinil branco. Bom saber que você gosta também.
Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura