Pular para o conteúdo principal

O que aconteceu com Rafinha Bastos?

Argumentação tão boa que resolvi chupinhar o texto aqui (prática que venho tentando evitar). Grande Marcelo Rubens Paiva! Destaco a comparação com os gênios do humor. Segue abaixo:

O que aconteceu com RAFINHA BASTOS?

Conheci o cara, meu vizinho, em palcos de stand-up, quando o gênero engatinhava.

Ele dividia bem as tarefas de entreter com DANILO GENTILI, MARCELO MANSFIELD, OSCAR FILHO e outros.

A produção do CQC fez um golaço quando o contratou para a bancada.

Regida pelo meu amigo e experiente MARCELO TAS.

Então, você conhece a cronologia dos eventos.

Estouro no TWITTER, reconhecimento do NYT, DVD entre os mais vendidos, teatros lotados.

Sucesso, ao ponto de ter o próprio teatro, numa Rua Augusta em alta.

E a mão começou a pesar na redação dos seus textos e dos 140 caracteres.

Piadas ofensivas, de mau gosto, rejeitadas amplamente.

O que causou um debate sobre os limites do humor.

Que se lembre, CHAPLIN nunca teve uma piada rejeitada.

Nem IRMÃOS MARX.

Nem 3 PATETAS.

Nem WOODY ALLEN.

Nem MONTY PYTHON.

Nem MILLOR, BARÃO DE ITARARÉ, JUO BANANERE.

Nem GLAUCO, ANGELI, LAERTE, ADÃO.

Nem CHICO ANYSIO.

Nem CASSETA & PLANETA.

Quem faz humor tem noção da fronteira.

RAFINHA perdeu.

Soberba?

Falta de background cultural ou político?

A desculpa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO era uma afronta à História.

E o desdém contra o politicamente correto a munição que faltava.

Afastá-lo foi uma saída corajosa da BAND.

Sua conduta manchava o brilho do programa.

Na passeata PELA LIBERDADE, num domingo na Avenida Paulista, ouvi gritarem: “CQC, vai tomar no…” O que me surpreendeu, já que eu imaginava que o programa, com sua ironia política, seu combate à corrupção e descaso público, servisse de exemplo às novas gerações, especialmente aos militantes de causas diversas.

RAFINHA é vítima de uma era em que o meio é da mensagem.

Em que se tuitam as maiores bobagens, sem a censura de uma equipe ou de um editor.

Sem a ajuda de uma hierarquia jornalística, escola com que a maioria dos escritores aprendeu.

Na imprensa escrita, suas derrapadas jamais seriam publicadas.

Como na internet, redes sociais, blogs, somos nossos próprios patrões, cria-se o autor sem editor e controle, sem ética ou manuais de conduta empresarial.

Seu superego é seu dono.

A liberdade da rede pode se tornar danosa aos autores, que não trocam ideias em reuniões de pauta ou redações.

Para ele, a bancada de um programa aio vivo da TV aberta era seu twitter.

E pouco importava a voz da razão e o gosto da audiência.

Na matemática narcisista, quanto mais polêmica, mais seguidores.

Perdeu.

MÔNICA IOZZI foi uma ótima substituta, com sua risada maluca, sua cara distraída, seus olhos esbugalhados.

Além de possibilitar um contra peso às piadas machistas, criar jogo na guerra dos sexos, possibilitar a ironia feminina, abrir campo para o direito de resposta às provocações e cantadas dos colegas.

RAFINHA terá umas férias forçadas para repensar a vida.

E a discussão sobre os limites do humor amadurece.

---------- xx --------------------- xx ------------

Termino o post com uma outra contribuição: a entrevista que o Rafinha Bastos deu ao Abu no "Provocações". Por mais bem articulado que o cara seja, um sujeito com esse nível de exposição precisa de uma formação melhor. Marcelo Rubens Paiva pergunta, com propriedade: "Falta de background cultural ou político?". A entrevista abaixo mostra que sim...

Comentários

santanna disse…
Rapaz!!! Eu sou gaúcho e vendo agora o Rafinha falar com o Abu Buda, percebo o quão distante o Brasil dos cariocas e etc é outro. O Rafa é como qualquer gaúcho gente pedante!!! Sincero!! O Abu é tão esquizo-arquétipo, tão político-dramático, tão velho-apoteótico na encenação do personagem de si mesmo, que não percebe que ele é o Mr. Soberba!! Acorda gente boa!! E vão limpar a bunda antes de vir querer acabar com os Rafinhas aqui do Sul!!! Nóis não semo fraco não!! Embora os craques da porrada sejam vcs , gerações e gerações de puxa sacos que vem desde o tempo do império!!! Podem, quem sabe, nos ganhar na arte como acham, mas em termos de liberdade de espírito, façam o que fizerem, sempre venceremos!! Sobreviva Rafa!!!
santanna disse…
Outra coisa oh grande! Vc deve saber que o que os humoristas americanos falam em seus shows é coisa de fazer o rafinha virar um inocente!!! Mas aqui voceis gosta de ser intiligente e arrebenta com quem não é espelho!! Né narciso!!??
PauloCunha disse…
Rafinha conseguiu responder, exprimir toda a verdade contida na pergunta de Marcelo Paiva:"Falta background cultural ou político"?
Na verdade tenho certeza que falta o cultural e que a falta do políticoadém da falta do cultural. Mas o mais incrível é a constatação do verdadeiro objetivo de rafinha: A grana, o IBOPE. Daí a lógica do seu despreparo. è muito infeliz e dura está realidade, mas é
Anônimo disse…
vixe .... isto ja foi longe demais,,, vai se fude VANESSA CAMARCO, eu comeria ate o cu do teu marido... vai me processar??? Foram longe demais por tao pouco , nao é programa de humor... se fosse por isto, teria muito humorista preso sem
Alf disse…
rafinha vai sair por cima... ja a BAND pelo ralo... esta cada dia pior sua programacao. Ainda bem que ainda temos o homem do Bau.

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura