Pular para o conteúdo principal

Tostão, um alento na crítica esportiva

Não é de hoje que Tostão capricha em seus textos como comentarista esportivo. Seu texto deste domingo, no entanto, é a prova de que é, sim, possível escrever de forma inteligente e abrangente mesmo quando o assunto em questão é futebol.

Destaco trecho sobre a "peste" de Freud. Deleite-se:

Reaprender a sonhar

Os garotos Ganso e Neymar são as esperanças do futebol brasileiro nos próximos anos

Certa vez, li que os códigos de comportamento de uma sociedade costumam durar umas três gerações. As coisas, mesmo as que não gostamos, ficam impregnadas em nosso inconsciente, em nossa alma.

No século passado, quando as ideias de Freud, um cientista da alma, espalhavam-se pelo mundo, os americanos, que querem ser sempre os melhores e os primeiros em tudo, convidaram o médico austríaco para uma série de palestras nos grandes centros científicos dos EUA.

Durante a viagem, Freud disse a Carl Jung, então seu amigo e discípulo: “Vou levar a peste aos americanos”.

Os americanos escutaram o que não queriam, o que não conheciam e/ou o que fingiam desconhecer e não se entusiasmaram. Preferiram, como ocorre até hoje, a hipocrisia, além de ignorar os mistérios da alma humana.

Por isso, os europeus, mais humanistas e realistas -muitos dirão pessimistas-, gostam mais que os americanos da obra de Woody Allen.

Nesta semana, vi e adorei o filme “Tudo pode dar certo”. Apesar das incertezas e da transitoriedade, as coisas podem ainda dar certo.

Faço essa divagação (introdução) para falar de futebol e percebo que esse espaço, cada dia menor, está terminando. Será que os jornais impressos vão acabar um dia?

É a transitoriedade das coisas.

Já escrevi que não foi Dunga ou qualquer outro treinador, nem Ricardo Teixeira, o responsável pelas mudanças, dentro de campo, no futebol brasileiro.

Existe, há décadas, uma lenta e progressiva transformação, que ainda não acabou. Pode ainda ficar pior, ainda mais se Ganso e Neymar não se tornarem grandes craques da seleção brasileira.

Os responsáveis pela mudança são o negócio-futebol, o sentimento latino-americano de inferioridade, de achar que tudo na Europa é melhor, o exagerado encantamento dos técnicos e de parte da imprensa com a ciência do futebol, em detrimento da fantasia, a projeção no futebol do comportamento da sociedade e outros motivos.

Sei que é difícil mudar. Corre-se o risco de ficar pior. Mas é preciso tentar, com ousadia, conhecimento e seriedade.

Para isso, é necessário também que ocorra algo novo, impactante. Talvez falte a peste. Será que as mudanças, dentro e fora de campo, terão de ocorrer juntas? É uma vergonha para o país o presidente da CBF, seja quem for, ser o mesmo durante 25 anos.

O futebol brasileiro precisa reaprender a sonhar.

Comentários

André Toso disse…
Sensacional. Tostão para presidente da CBF!

Sobre esse trecho do Freud, cito ele em um texto no Sete Doses, com um complemento. É a segunda pergunta da entrevista:

http://setedoses.com/2009/11/29/entrevista-com-o-ser-inexistente-iii/

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura