Pular para o conteúdo principal

Ali, 70

Se tenho inveja por algo nesse mundo, uma parte desse sentimento está em relação àqueles que tiveram o privilégio de acompanhar, ao vivo, alguma luta do boxeador mais bacana de todos. Não sei avaliar se Cassius Marcellus Clay Jr ou Muhammad Ali foi o melhor da história, mas seu estilo, suas frases, seu talento e sua postura fora dos ringues fazem dele um dos poucos ídolos que tenho no esporte.

Ali faz 70 anos hoje. Espero que aqueles que gostem dele reservem alguns minutos para reler trechos de “A luta” , de Norman Mailer, para ver alguns vídeos históricos de suas lutas no YouTube ou assistir mais uma vez a “Quando éramos reis”, sensacional documentário sobre o combate de 1974 entre Ali e Foreman.

Sem mais delongas, seguem abaixo algumas de suas frases mais legais:

- Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round.

- Já lutei contra um crocodilo. Já briguei com uma baleia! Algemei o relâmpago! Joguei o trovão dentro da cadeia! Vou te mostrar como sou grande! Todos vocês vão se curvar!

- Flutue como uma borboleta, mas pique como uma abelha.

- Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário.

- Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si — um desejo, um sonho, uma visão.

- Cassius Clay é um nome de escravo. Eu não o escolhi e não o quero. Eu sou Muhammad Ali, um nome livre – significa amado por Deus – e eu insisti que as pessoas o usem quando falarem para e sobre mim.

- Qual é o meu nome, idiota? Qual é o meu nome? – enquanto aplicava uma surra em Sonny Liston, que recusava a chamá-lo de Muhammad Ali.

- Não tenho nada contra nenhum Vietcongue. Nenhum vietnamita jamais de chamou de “crioulo” - após se recusar a ir à Guerra do Vietnã

- Por que eles me pediriam para colocar um uniforme e viajar dez mil milhas longe da minha casa para jogar bombas e balas em pessoas marrom enquanto os chamados negros de Louisville são tratados como cachorros?

- Um homem de 50 anos que vê o mundo da mesma forma que ele tinha 20 desperdiçou 30 anos da sua vida.

- Aposto que você se assusta até a morte só de olhar para o espelho. Seu urso feio! Você nunca lutou contra ninguém a não ser vagabundas e pessoas que não são nada. Você se proclama campeão mundial? É muito velho e lento para ser o campeão – novamente para Sonny Liston.

- Quando você consegue espancar qualquer homem do mundo, você não conhece a paz.

- Eu sou o melhor, eu apenas não joguei ainda – sobre jogar golfe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura