Pular para o conteúdo principal

Três do Chico

Fuçando em e-mails antigos, achei os textos do blog anterior, encerrado em 2006. Peguei três deles – todos com alguma menção ao Chico Buarque, já que fazia tempo que não publicava nada sobre ele aqui – e joguei num post só:

2004 - Entrevista ao “La Vanguardia”

O compositor resume o atual momento de sua vida:
"Tenho 60 anos. Nasci e vivo no Rio de Janeiro. Estou separado e tenho três filhas, duas netas e meia e um neto: Chico. Sou um democrata que ainda crê na possibilidade de um socialismo democrático. Já vivemos quase duas décadas de idiotice globalizada. Sou ateu. Publico 'Budapeste' pelas editoras Salamandra em castelhano e La Magrana em catalão".

LV - Sempre fugiu da fama?
Chico - Não, participei de festivais e busquei o reconhecimento de meu trabalho. Mas depois vem a fama boba, oca, que é a sombra do reconhecimento e que cuida de se o artista está gordo ou com quem vai para a cama. Há 40 anos não era assim.

LV - Como era?
Chico - Veja, estávamos todos bêbados em Ipanema dizendo coisas absurdas, mas nada disso saía na imprensa. Hoje a gente vai assistir a uma partida de futebol e vem o jornalista perguntar como está a partida. Não gosto disso tudo.

2005 - Vomitando em Chico Buarque

É incrível, mas conheci alguém que vomitou em Chico Buarque. O mais impressionante é que esse alguém pertence ao sexo feminino e, apesar de não ser fãzona do único gênio vivo da música brasileira, até que gostava bastante do feioso.

Eu não saberia contar o causo com o mesmo talento que a autora do vômito. Por isso, vou tentar transcrever suas palavras com o máximo de fidelidade possível. A identidade da dita-cuja fica em segredo.

"Foi durante a Copa de 1994. Eu trabalhava na Folha e estava cobrindo Brasil x Holanda. Quando a Holanda empatou o jogo, eu comecei a passar mal. E fazia um calor do cão, uns 40 e tantos graus. Não tava aguentando e acabei dando uma 'gorfada' no chão, no pé de alguém. Senti uma mão no ombro, perguntando se estava tudo bem, com uma voz calma demais pra alguém que tinha acabado de ser atingido por vômito. Eu comecei a reclamar, dizendo que íamos perder o jogo, e quando levanto a cabeça vejo que é o Chico Buarque falando comigo. 'A gente vai ganhar o jogo. Eu garanto', ele falou, enquanto meu chefe me dava a maior comida de rabo e mandava eu ir para o banheiro'.

De fato, o Brasil ganhou por 3 a 2, com um gol de falta do Branco. E o Chico deve ter jogado um par de sapatos fora.

2006 - Sobre assovios

É proibido assoviar — ou assobiar, como queiram, já que os dicionários permitem as duas formas. Aliás, não é proibido, apenas não se assovia nas ruas de São Paulo. Aquele que o faz recebe olhares de soslaio, sobrancelhas contraídas de desaprovação e, raramente, um sorriso incentivador, provavelmente de assobiadores em potencial, reprimidos pelo desuso de algo tão bacana.

Essa conclusão é precoce, admito. Tudo começou há menos de 24 horas, confesso, mas as primeiras impressões foram assustadoras. Explico a seguir como se iniciou essa observação.

No simpático livro “Folha Explica: Chico Buarque”, em determinado momento Fernando de Barros e Silva fala sobre a importância de “A Banda” no cenário musical dos anos 60. Para ilustrar de modo mais bacana o que a canção representou, o autor reproduz alguns comentários da imprensa daqueles idos. Nelson Rodrigues, sempre atento ao que se passava nas ruas do Rio de Janeiro, disse na ocasião que “A Banda” teve o importante papel de fazer o brasileiro voltar a assobiar. Genial!

Desci do ônibus com isso na cabeça, disposto a ver (e a ouvir) o quanto os brasileiros (ou os paulistanos) têm assobiado. A pesquisa de campo foi decepcionante: dois períodos de 15 minutos em pontos de ônibus diferentes... e nada de assobios. Os resultados do aprofundamento trouxeram dados mais interessantes.

Hoje acordei disposto a assobiar o máximo possível enquanto estivesse com gente ao meu redor. Fiz isso em dois pontos de ônibus, depois repeti a operação no trajeto da Paulista até meu curso de espanhol e ao longo dos três quarteirões que separam a empresa em que trabalho, na Avenida Queiroz Filho. Meu repertório foi restrito, é verdade, somente com “A Banda” e algumas marchinhas de carnaval, mas fica a sugestão: façam isso e reparem nas reações das pessoas.

A maioria me olhou com indiferença. Uma senhora ficou me olhando tão estranho que fiquei sem-graça. Um tiozinho esboçou um sorriso tímido. Outro senhor me olhou como se eu fosse um marginal. Uma moça gostosa que lavava a calçada da rua em que trabalho deve ter achado que fiz algum gracejo e soltou um “ghumpf!!”.

Continuarei com esse árduo trabalho nos próximos dias. Vou tentar algo mais contemporâneo para ver se as reações são melhores. Se houver boa aceitação, comentarei-as por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura