Pular para o conteúdo principal

Corners

Durante o primeiro mes em Pender uma palavra me aterrorizou constantemente: corner. Tanto no trabalho como no meu principal momento de lazer na ilha, foram inumeras as decepcoes causadas por esse maldito substantivo. Explico:

No trabalho, a lamuria era sentida toda vez em que sobrava pra mim a divertida tarefa de arrumar camas. Quase todos os quartos do hotel tem umas senhoras King Size, que precisam de uma tecnica toda cheia de frescuras pra ficarem prontas. Lencol daqui, travesseiros dali, cobertores embaixo de tal lencol etc etc etc. E, por fim, pra ficar bonito, os dois corners (ou cantos) da cama precisam de um jeitinho especial para os queridos hospedes.

Por um mes, era simplesmente impossivel fazer bem esses tais corners. Eu sempre acabava pedindo uma ajuda pra alguma das mocas. Ate que o japa Tatsuhiro mostrou a mais moderna e eficiente tecnica samurai para finalizar as camas. Hoje da ate vergonha ver como era impossivel fazer algo tao elementar.

O outro corner eh muito mais popular, vem da esfera futebolistica. Toda quinta-feira rola uma pelada respeitavel na ilha. Futebol de campo, grama, bola que quica, buracos - ha tempos em nao lidava com isso. E eis que a cada escanteio eu sentia a mesma vergonha por nao conseguir cruzar com o minimo de capricho a redonda na cabeca de algum canadense. Foram quatro duras semanas.

Eis que na semana retrasada tudo mudou, como num passe de magica, como se eu tivesse acabado de sair de umas aulas com o Arce, o Neto, o Marcelinho Carioca ou algum outro excelente cobrador de corners. De repente, apos umas 17 tentativas, voltou a ser facil cobrar escanteios, sem fazer forca ou entregar a bola de graca pro adversario.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura