Pular para o conteúdo principal

Futebol e diversão

Sábado no Parque Villa Lobos. Após uma corridinha sem-vergonha, encontro um bom motivo pra parar com o malogrado exercício e fazer algo mais interessante. Percebo uma algazarra entre as árvores. Sim, algazarra das grandes. Olho com mais atenção e vejo que se trata de um punhado de crianças jogando futebol. A gritaria fica por conta de seus pais, tias, babás e cia.

Chego perto do campinho, montado em um dos gramados do parque. Não é um mero bate-bola improvisado. Há um campinho montado, com fitas demarcando seus limites e dois golzinhos à la futebol na praia. Cinco guris pra cada lado, com mais ou menos 5-7 anos de idade, quase todos da mesma altura. Dois instrutores orientam a rapaziadinha.

Fazia tempo que eu não via guris dessa idade jogando futebol. À primeira olhada, a sensação que bate é a nostalgia da época em que disputar partidas assim era algo intensamente disputado, cada jogada era épica. Eram tempos em que olhar os adultos jogar servia de lição sobre como se comportar com a bola, quando gritar, quando dar uma de machão, quando tirar um sarro.

Olho mais um pouco e fico tentando me lembrar a partir de quando a gente começa a ter mais noções de jogar bola. É engraçado ver a molecada correr em bloco atrás de todas as jogadas, tentar cabecear mesmo quando a bola passa a três metros de altura, tentar trocar passes sempre de primeira. Por outro lado, a obediência da maioria nessa idade é praticamente militar. O que os instrutores falam é lei absoluta, mesmo para os mais afoitos. Todos os "volta pra defender!", "agora pro ataque!" e "tenta chutar de longe!" eram obedecidos à risca – ou ao menos tentados.

Nessa idade também ainda não acontecem as típicas revoltas adolescentes contra os pais - e aí eles aproveitam para corujar à vontade e perder parte do semancol. Enquanto crianças, uma penca de mamães que não sabe nem quem é o goleiro se esgoela incentivando seus rebentos. "Vaaaaai!!!", "Corrrrrre!!", "Chuta, meu beeeemm!". Os papais, por sua vez, conseguem ser mais constrangedores ainda. Os meninos mal sabem o que é lado esquerdo e direito ainda, mas os marmanjos comportam-se como Felipões e Luxemburgos com parafusos a menos, sugerindo lances que nem pequenos Pelés poderiam executar. "Dá um peixinho na próxima", sugeriu um deles no sábado, após o filho perder a oportunidade de abrir o placar.

No final das contas, o time azul ganhou do de vermelho por 4 a 2. Em tempos de escolinhas de futebol society por todos os lados, nas quais as crianças aprendem a ser competitivas, malandras e robotizadas desde a puberdade, o clássico do último sábado no Villa Lobos mostrou aquilo que o futebol deve ser para crianças: uma mera atividade física divertida e lúdica, capaz de ensinar noções de companheirismo e de despertar a paixão pelo mais bacana e acessível entre todos os esportes.

Comentários

Anônimo disse…
Nossa, esse texto foi muito nostálgico pra mim...

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura