1. A inspiração para a criação do personagem Pica-Pau veio de uma situação bem inusitada vivida por Walter Lantz. Ele estava em lua-de-mel quando teve a idéia de criar o personagem, por conta de um exemplar do pássaro que o atormentou e o divertiu na noite de núpcias.
2. O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950. Nessa época, o desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
3. Criado em 1940 por Walt Lantz, o Pica-Pau apareceu como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o personagem sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo.
4. O Pica-pau foi inicialmente dublado nos Estados Unidos por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz, criador do personagem.
5. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele até chegou a ganhar um um música tema chamada: "A Canção do Pica-Pau".
6. Nunca foi confirmado o verdadeiro tipo de espécie do personagem Pica-Pau. Porém, o topete vermelho dele faz parecer que ele é um Pileated Woodpecker, mas com as mudanças no design e as cores em seu corpo, sua figura agora lembra mais um Red-headed Woodpecker. Ambas espécies são muito comuns nos Estados Unidos.
7. A clássica e inconfundível risada do Pica-Pau foi criada antes mesmo do personagem e pertencia a outro querido astro dos desenhos animados no início de sua carreira, o coelho Happy Rabbit da Warner Bros, que mais tarde evoluiu para o Pernalonga.
8. No filme "Looney Tunes: De volta à Ação", há uma cena cortada que faz referência ao fato de que a risada do Pica-Pau já havia sido usada pelo Pernalonga. A cena mostra o coelho sendo atingido pelo raio do diamante Macaco Azul e se transformando de novo em sua forma primitiva, o coelho Happy Rabbit, e assim dando por duas vezes a famosa risada. A cena acabou não entrando para o filme, apenas nos extras do DVD.
9. No Brasil, o Pica-Pau ganhou voz através dos dubladores Olney Cazarré, Garcia Júnior, Marco Antônio Costa e Peterson Adriano.
10. Pica-Pau promete voltar com tudo aos cinemas. A Universal Pictures e a Illumination Entertainment contrataram John Altschuler e Dave Krinsky para cuidar da história do filme, a ser produzido em computação gráfica.
Fonte: Blog Papel Nerd
Comentários