Pular para o conteúdo principal

Sobre sociedades ideais e descrições romantizadas

Desde moleque me pergunto por que nunca estudamos pra valer na escola o funcionamento de países cujas sociedades parecem beirar a perfeição. Refiro-me a nações como a Dinamarca, Noruega e Suécia, onde o modelo vencedor foi o do bem-estar (ainda tem hífen?) social.

Sempre me incomodou a concentração de estudos e análises sobre países como os Estados Unidos e Inglaterra, por um lado, e todos os que compõem (ou compunham), em outra direção, o bloco comunista.

Esse tema já serviu de várias conversas, com diferentes tipos de amigos e amigas. Com os mais sérios, vinham defesas e ataques tanto para a sociedade individualista e predatória norte-americana quanto para o comunismo. Com os mais aventureiros, planos e mais planos de viagens para destinos europeus que nunca entram na lista dos mais visitados. Com os mais sacanas, vislumbrávamos a possibilidade de conhecer o "welfare state" que as suecas e seus dotes peculiares poderiam nos proporcionar...

Esses devaneios meio soltos vieram à cabeça pela manhã, no ônibus (como quase sempre), enquanto lia o livro lançado recentemente por André Midani, executivo do mais alto quilate no ramo da música, nascido na Síria, criado na França e radicado na Brasil desde os anos 50.

"Música, ídolos e poder - Do vinil ao download" é uma auto-biografia (tinha hífen antes?) na qual Midani dedica umas boas 60 páginas para seus anos infantis e adolescentes. Para justificar todo esse post, transcrevo abaixo uns trechos que me pareceram bacanas, referentes a um período no final dos anos 40, quando o autor tinha pouco menos de 20 anos:

"Meu encontro com a Suécia foi um choque cultural. As pessoas trabalhavam 35 horas semanais durante o inverno, trinta durante o verão e administravam, elas mesmas, as horas diárias de trabalho. A diferença entre o maior e o menor salário era de um para cinco. Médicos e hospitais eram grátis, assim como escolas e universidades. Não havia praticamente ninguém nas prisões. Não tinha pobreza."

"Para coroar aquele mundo mágico, quando se perguntava a alguém sobre sua ocupação, a resposta se referia ao hobby, não ao trabalho. O jazz ou a música clássica, a pintura, o teatro amador e a astronomia eram práticas da maior parte das pessoas de qualquer idade. Viver era preciso, e viver de modo inteligente, aperfeiçoando a cultura, era a finalidade da existência."

"Eu ensinava confeitaria ao pessoal do hotel até as quatro da tarde, jogava tênis até as sete e tocava bateria até a meia-noite. As suecas eram muito bonitas e amorosas."

Não vou-me embora pra Pasárgada e nem pra Estocolmo, mas esses três parágrafos resumem de maneira muito legal um tipo de campanha que venho pregando há tempos com amigos: o trabalho tem que ter uma importância reduzida em nossas vidas, tem que ser algo menos importante do que o lazer, do que os momentos de prazer que podemos ter. Por mais que a descrição feita por Midani seja um tanto romantizada, ela serviu para fortalecer o ponto de vista que venho defendendo. E também para aumentar a curiosidade em relação às suecas...

Comentários

Eduardo Passos disse…
Olá!
Adorei a ironia do mapa política. Você é paulista? Gostei muito também do texto sobre a Suécia.

Vim parar no seu blog por acaso. Entrei em um e vim parar aqui clicando em "próximo blog". Depois dá uma passada lá no meu blog. Aproveita e me responde uma coisa. Você é meu parente? Também sou um Damasceno.

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Os compatriotas de Woody Allen

Estava em algum site por aí hoje: O diretor americano Woody Allen considera que a maioria de seus compatriotas são gordos e sexualmente complexados. "Tudo ali é expressão do medo e da repressão sexual: a loucura religiosa, o fanatismo pelas armas, a extrema-direita louca. Eles têm uma visão da sexualidade marcada por duvidosas leis morais", afirma Allen, em entrevista antecipada hoje pelo jornal "Die Zeit". O diretor de "Vicky Cristina Barcelona" considera que o sexo é utilizado nos Estados Unidos "como uma arma dramática, assim como a violência" e que as muitas cenas de sexo nos filmes produzidos em seu país são "simplesmente entediantes".

"Vesti azul.... minha sorte então mudou"

A primeira vez que ouvi falar em Wilson Simonal foi no colégio - se não me engano, numa aula da Tia Idair, na quarta série. Por algum motivo, ela havia citado "Meu limão, meu limoeiro" e ninguém da classe sabia do que se tratava. Estupefata, ela cantarolou "... uma vez skindô lelê, outra vez skindô lalá" e tentou fazer algo no estilo que o "rei da pilantragem" costumamava aprontar com suas plateias . E deu certo. Dia desses fui ver "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei", documentário muito bem feito sobre a carreira do sensacional cantor, com ênfase, claro, na eterna dúvida que o cercou desde os anos 70 até sua morte, em 2000: Simonal foi um dedo-duro dos militares durante a ditadura ou não? Pra quem não sabe do que se trata, um resumo curto e grosso: Simonal competia com Robertão na virada dos 60 para os 70 como o cantor mais popular do Brasil. Um belo dia, seu nome aparece nos jornais como delator de companheiros de profissão, alguém a serv

A grandeza de Nelson Ned

Um belo dia, em um programa de televisão (“Conexão Internacional”, da extinta Rede Manchete), Chico Buarque enviou uma pergunta para Gabriel García Márquez: “As suas preferências musicais causam espanto em muita gente, principalmente aqui no Brasil. Eu queria saber se os seus romances fossem música, seriam samba, tango, som cubano ou um bolero vagabundo mesmo?”. Com elegância e sem vergonha de suas preferências, o escritor colombiano respondeu: “Eu gostaria que fossem um bolero composto por você e cantado pelo Nelson Ned”. Pela terceira vez (haverá ainda um quarto texto), recorro a “Eu não sou cachorro, não”, livro de Paulo César Araújo para relatar causos de nossa cultura popular. Pouco antes da resposta de Gabo a Chico, fico sabendo ainda que o Nobel de Literatura escreveu “Crônica de uma morte anunciada” ao som de canções como “Tudo passará”, do grande pequeno cantor brasileiro, cuja obra em geral é relegada aos rótulos de “cafona” e “brega” de nossa discografia. Nelson Ned é figura