O cara é politizado, ganha suspiros do mulherio por onde passa, protagonizou o filme de maior bilheteria da história do cinema nacional (cuja atuação gerou um debate importantíssimo sobre segurança pública no país), encarou interpretar “Hamlet” no teatro, é um dos símbolos da nova dramaturgia brasileira e, entre otras cositas más, alcançou um patamar que lhe permite escolher quais trabalhos quer colocar em prática e o que é descartável para sua carreira.
Por conta de tais atributos, Wagner Moura se tornou um sujeito de admiração quase unânime no Brasil. Essa imagem só veio a ser arranhada recentemente, quando houve o anúncio de que ele encararia subir aos palcos como cantor para um tributo à Legião Urbana, ao lado dos parceiros de Renato Russo na banda.
Fãs da Legião colocaram todos os pés atrás possíveis. Renato Russo, para os admiradores mais xiitas da banda, é quase um messias, alguém insubstituível. Sendo assim, Capitão Nascimento algum teria envergadura moral para assumir o microfone à frente de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
Pura inveja. O fã da Legião, em geral, é um sujeito que sabe de cor as letras das músicas e está sempre disposto a soltar sua voz em qualquer rodinha de violão ou karaokê – de preferência em imitações quase sempre desastrosas do finado vocalista. Falo com a consciência tranquila e certo conhecimento de causa, embora provavelmente já não seja mais capaz de cantarolar os 159 versos de “Faroeste Caboclo”. Apesar disso, se estivesse no lugar de Wagner Moura, não hesitaria nem por um segundo em fazer uma homenagem dessa natureza.
Apresentação honesta
No total, 25 músicas fizeram parte do tributo. Quase 16 anos após a morte de Renato Russo, Bonfá e Dado seguem como músicos apenas bacaninhas, muito abaixo de contemporâneos como Charles Gavin, Bi Ribeiro, João Barone ou Edgard Scandurra. Wagner Moura teve um desempenho honesto, com uma presença de palco bastante segura (demorou umas três músicas para se soltar), respeitando os limites de sua voz e com toda pinta de que estava se divertindo absurdamente. Mais importante: demonstrou um respeito profundo à obra da Legião e não escondeu que estava ali para reverenciar uma banda importantíssima durante grande parte de sua vida (exatamente da mesma forma que qualquer fã adoraria fazer).
Quem montou a lista do show também mandou bem, pela preocupação de selecionar ao menos uma canção de cada disco (não ficou de fora nem mesmo “Uma outra estação", lançado após a morte de Renato Russo). Em “Andrea Doria”, “Daniel na cova dos leões”, “Há tempos”, “Perfeição” e “Sereníssima” Wagner Moura mandou especialmente bem.
Ao final, manteve-se a expectativa criada anteriormente ao show pelos fãs mais sensatos: um sujeito de cabeça boa, inteligente e sem a necessidade de tentar se passar por bom cantor não subiria ao palco se fosse proporcionar um vexame grotesco. Ponto para o Capitão Nascimento!
A lista de músicas escolhida (com seus respectivos discos) foi a seguinte:
- Tempo perdido - DOIS
- Fábrica - DOIS
- Daniel na cova dos leões - DOIS
- Andrea Doria - DOIS
- Quase sem querer – DOIS
- Eu sei – QUE PAÍS É ESTE?
- Quando o sol bater na janela do teu quarto – QUATRO ESTAÇÕES
- A Via Láctea – A TEMPESTADE
- Esperando por mim - A TEMPESTADE
- Índios – DOIS
- Monte Castelo – QUATRO ESTAÇÕES
- O teatro dos vampiros – V
- Geração Coca Cola – LEGIÃO URBANA
- Ainda é cedo – LEGIÃO URBANA
- Baader-Meinhof Blues – LEGIÃO URBANA
- Sereníssima – V
- Se fiquei esperando meu amor passar – QUATRO ESTAÇÕES
- Há tempos – QUATRO ESTAÇÕES
- 1965-Duas Tribos – QUATRO ESTAÇÕES
- Perfeição – O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
- Teorema – LEGIÃO URBANA
- Antes das seis – UMA OUTRA ESTAÇÃO
- Giz – O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
- Pais e filhos – QUATRO ESTAÇÕES
- Será – LEGIÃO URBANA
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
Comentários
Uma correção, a música do Uma Outra Estação se chama "Antes das Seis". Set completo: http://www.setlist.fm/setlist/legiao-urbana/2012/espaco-das-americas-sao-paulo-brazil-2bdfecfa.html
A mídia precisa ter mais respeito pelos nossos artistas e também pelos fãs... eu não fui no show pra reparar na voz do Wagner, ou na afinação fa guitarra do Dado... fui proque sou um legionário e queria ver meus ídolos no palco novamente e cantar junto com uma multidão de legionários!